Hub cultural busca renovar bibliotecas públicas brasileiras com novos projetos aprovados via Lei Rouanet em 2024

Com o objetivo de fortalecer o acesso à literatura e promover uma educação de qualidade no Brasil, o hub Nossa Biblioteca segue crescendo e se consolidando como uma das maiores iniciativas de distribuição e atualização de acervos bibliográficos no país. Já são 99 mil livros distribuídos por todos os estados e, com a aprovação de novos projetos, esse número deve aumentar significativamente ainda em 2024.

Ao todo, seis projetos estão em andamento ou em fase de captação: Bibliotecas RS, EcoLer II, Pró-Biblioteca III, Nossa Biblioteca III, POA 250 Anos e EcoLer. Entre as ideias propostas estão novas ações voltadas para o Rio Grande do Sul e iniciativas de incentivo à leitura com foco em sustentabilidade e acessibilidade. Somados, esses projetos têm o potencial de impactar diretamente mais de 214 bibliotecas, distribuindo 51.200 livros para escolas públicas, bibliotecas comunitárias e outras instituições pelo Brasil.

A missão do Hub Nossa Biblioteca é transformar realidades, oferecendo acesso a acervos atualizados e promovendo a inclusão literária e social em diversas regiões, com curadoria especializada para atender às necessidades específicas de cada comunidade.

Ação em diversas frentes

Em um cenário onde 55% das escolas brasileiras não possuem biblioteca (de acordo com o Censo Escolar de 2023) e muitos acervos estão desatualizados, o hub de projetos Nossa Biblioteca busca enfrentar desafios como a baixa adesão escolar e o baixo incentivo à leitura. Com um investimento crescente em literatura e a meta de aumentar o número de leitores, a iniciativa também luta pela revitalização de bibliotecas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul com o projeto Bibliotecas RS.

Adriane Laste, idealizadora do hub Nossa Biblioteca e produtora cultural, ressalta a importância do suporte para o Rio Grande do Sul, especialmente para as escolas afetadas durante as enchentes: “Durante as visitas, conheci realidades em que, além dos danos causados pela água, algumas bibliotecas foram saqueadas, resultando na perda e danificação de livros. Essa situação reforça a necessidade urgente de revitalização desses espaços”, comenta a empresária.

Um apelo à responsabilidade social

Para Adriane Laste, idealizadora do hub e produtora cultural, os projetos do Nossa Biblioteca são uma possibilidade de agir onde é necessário de maneira assertiva. “Nós atualizamos acervos e levamos literatura acessível a comunidades que realmente precisam”, aponta a produtora. Através da Lei Rouanet, empresas podem transformar impostos em investimentos que impactam diretamente a educação e a cultura na comunidade onde elas atuam, e é nessa frente que o hub vem crescendo. “Os projetos apoiam diretamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis, e promovem práticas ESG”, destaca Adriane.

A curadoria dos livros também leva em consideração a acessibilidade, incluindo obras em braile para garantir que a leitura seja inclusiva e disponível para todos. A iniciativa visa atender uma demanda urgente nas escolas brasileiras, onde muitas vezes faltam bibliotecas ou os acervos são antigos e desatualizados.

Com as novas ações e o apoio de empresas e patrocinadores, o hub Nossa Biblioteca segue contribuindo para a transformação social, incentivando o hábito da leitura e renovando a esperança de um futuro com mais educação e cultura para todos.

Conheça os projetos aprovados e em fase de captação:

• Bibliotecas RS: Com foco na recuperação de escolas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o projeto prevê a entrega de 400 livros para 50 bibliotecas, totalizando 20.000 livros. Além de renovar os acervos, a iniciativa busca fortalecer o retorno escolar em áreas impactadas por desastres naturais.
  • EcoLer II: A segunda edição do EcoLer visa captar recursos para entregar 150 livros em 50 escolas, somando 7.500 livros. Além dos acervos, o projeto oferecerá oficinas que abordam a importância da educação ambiental e práticas sustentáveis.
  • Pró-Biblioteca III: A iniciativa busca patrocínio para entregar 54 acervos de 250 livros cada, totalizando 13.500 livros. O projeto visa atualizar bibliotecas em várias regiões do Brasil, atendendo principalmente escolas públicas e comunitárias.

Conheça os Projetos em execução:

• Nossa Biblioteca III: Em andamento, o projeto já entregou 49 bibliotecas, cada uma com 200 livros, e prevê novas entregas que totalizarão 16 mil livros. Com curadoria da Doutora em Teoria e História Literária Kátia Chiaradia, o projeto assegura que cada acervo é pensado para atender às necessidades específicas de cada instituição.
  • POA 250 Anos: O projeto celebra o aniversário de Porto Alegre com a doação de acervos para a cidade. Com as novas entregas, o POA 250 Anos alcançará seu objetivo inicial de 100 bibliotecas distribuídas na capital gaúcha, somando 3.400 livros em 17 novas bibliotecas.
  • EcoLer: Com foco em sustentabilidade, o EcoLer já entregou 8 bibliotecas de 50 livros, totalizando 400 livros entregues. O projeto seguirá com a meta de 12 bibliotecas e oficinas temáticas que incentivam práticas sustentáveis entre alunos e professores.