Terceira etapa do projeto Nossa Biblioteca já entregou 49 acervos de 200 livros

O hub cultural Nossa Biblioteca, iniciativa da empresa de marketing social CLIC, continua a se consolidar como uma das maiores iniciativas de distribuição e atualização de acervos bibliográficos no Brasil e no Rio Grande do Sul. Já são 99 mil livros distribuídos em todos os estados, totalizando 519 bibliotecas revitalizadas. Com a aprovação de novos projetos, esse número deve aumentar significativamente ainda em 2024. O hub conta com uma curadoria especializada de escritores, professores, bibliotecários e empreendedores como Paula Taitelbaum, Sergius Gonzaga, Luis Augusto Fischer, Patrícia Meira, entre outros nomes.

Em um cenário onde 55% das escolas brasileiras não possuem biblioteca (segundo o Censo Escolar de 2023) e muitos acervos estão desatualizados, o hub Nossa Biblioteca busca enfrentar desafios como a baixa adesão escolar e o incentivo insuficiente à leitura. A iniciativa também atua na revitalização de bibliotecas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul com o projeto Bibliotecas RS.

Adriane Laste, idealizadora do hub Nossa Biblioteca e produtora cultural, destaca a importância do suporte para o Rio Grande do Sul, especialmente para as escolas afetadas durante as enchentes: “Durante as visitas, conheci realidades em que, além dos danos causados pela água, algumas bibliotecas foram saqueadas, resultando na perda e danificação de livros. Essa situação reforça a necessidade urgente de revitalização desses espaços,” afirma a educadora.

Atualmente em execução, o Bibliotecas RS prevê a entrega de 20 mil livros para 50 bibliotecas afetadas pela catástrofe climática e ambiental de 2024. Além disso, o projeto Porto Alegre 250 Anos celebra o aniversário da capital gaúcha com a doação de acervos para a cidade — e, com as novas entregas, alcançará seu objetivo de 100 bibliotecas locais, somando 3.400 livros em 17 novos espaços. Já o EcoLer tem foco em sustentabilidade e entregou 400 livros em oito bibliotecas, mas mantém a meta de 12 bibliotecas e oficinas temáticas que incentivam práticas sustentáveis entre alunos e professores.