Hub Cultural Expande Revitalização de Bibliotecas Públicas no Brasil com Apoio da Lei Rouanet em 2024

O hub cultural Nossa Biblioteca, criado pela CLIC, continua a transformar o acesso à literatura em todo o Brasil, com a aprovação de novos projetos via Lei Rouanet em 2024.

Até agora, a iniciativa já revitalizou 519 bibliotecas e distribuiu mais de 99 mil livros em todas as regiões do país. Com novos projetos em andamento, o hub planeja aumentar significativamente esse impacto ao longo do próximo ano.

Entre as propostas aprovadas estão seis projetos que visam distribuir mais de 51.200 livros e revitalizar 214 bibliotecas públicas e comunitárias. As iniciativas, como o Bibliotecas RS, EcoLer II e Nossa Biblioteca III, têm como objetivo principal promover a inclusão literária e a sustentabilidade.

Esses projetos atendem diretamente escolas públicas e comunidades, especialmente em áreas carentes e afetadas por desastres naturais, como o Rio Grande do Sul, onde muitas bibliotecas foram danificadas por enchentes.

A produtora cultural Adriane Laste, idealizadora do projeto, enfatiza a importância de ações rápidas e efetivas para reconstruir bibliotecas e atualizar acervos em áreas de grande necessidade. “Vimos de perto as consequências das enchentes no Rio Grande do Sul, onde várias bibliotecas perderam livros e estrutura. Nosso trabalho é garantir que esses espaços sejam revitalizados e possam novamente oferecer um ambiente propício ao aprendizado e à inclusão literária”, afirma Laste.

Impacto social e responsabilidade corporativa

Além de promover o acesso à literatura, os projetos do Nossa Biblioteca se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contribuindo para uma Educação de Qualidade e Cidades Sustentáveis. O apoio da Lei Rouanet permite que empresas transformem parte dos impostos devidos em investimentos diretos na educação e cultura, gerando impactos significativos nas comunidades atendidas.

A curadoria dos acervos também segue uma linha inclusiva, com livros em braile e outras ações que garantem acessibilidade para todos os públicos. A missão do hub é clara: transformar o cenário da leitura no Brasil, promovendo a renovação dos acervos e incentivando o hábito da leitura em regiões que enfrentam grandes desafios estruturais.

Projetos em destaque

Entre os projetos aprovados está o Bibliotecas RS, que foca na revitalização de 50 bibliotecas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, com a distribuição de 20.000 livros. Já o EcoLer II se destaca pela educação ambiental, oferecendo 7.500 livros e oficinas sobre sustentabilidade em 50 escolas.

O Nossa Biblioteca III, que já entregou 49 bibliotecas com acervos de 200 livros cada, continua expandindo suas ações com a meta de distribuir 16 mil livros até o final do projeto.

Essas iniciativas refletem a importância da leitura como ferramenta de inclusão social e de melhoria da educação no Brasil. Com o apoio contínuo de patrocinadores e empresas, o Nossa Biblioteca segue como uma das principais iniciativas de renovação e ampliação do acesso à literatura no país.