Quatro escolas e duas unidades da Slan, em Lajeado, receberão acervos de livros através de projeto cultural

Foto: Gerson Turelli

O hub de projetos Nossa Biblioteca, criado pela CLIC, empresa de marketing social, enviou mais de 82 mil livros por todo o Brasil. Com a missão de atenuar problemas sociais relacionados à educação, desta vez a empresa fecha patrocínio com a Florestal Alimentos, situada em Lajeado, uma das cidades afetadas pela enchente que impacta o Rio Grande do Sul neste mês de setembro. Através do projeto Nossa Biblioteca II, que reúne escritores, artistas, contadores de histórias e bibliotecários, de 21 a 30 de setembro, serão enviados seis acervos de 160 livros para a cidade. As instituições contempladas serão as escolas municipais de ensino fundamental Nova Viena, Vida Nova e Campestre, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Scherer, a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente e o Centro Nora Oderich de atendimento à menina.

Para Adriane Laste, idealizadora e diretora executiva do projeto, a nova leva de livros entregues significa muito para o projeto e para a educação gaúcha: “É um momento crítico em que não podemos esquecer que materiais escolares e livros também foram perdidos. É necessário a colaboração em conjunto, para dar subsídios a pais, professores e crianças que precisam da leitura para manter o aprendizado”, destaca Adriane. Um evento de contação de histórias em uma das escolas selecionadas também será proposto, para que as crianças se sintam acolhidas nessa etapa.

O Nossa Biblioteca II consiste no envio de 5.600 livros, distribuídos entre 35 escolas, com eventos de incentivo à leitura para alunos e professores. Cada um dos acervos bibliográficos foi definido com a curadoria do escritor Sergius Gonzaga e conta com títulos de referência entre infantis, infantojuvenis e da literatura nacional e internacional, contemplando leitores de todas as idades. A iniciativa conta com o patrocínio das marcas Madesa, Navegação Aliança, Calçados Beira Rio S.A., Dorf Ketal, Florestal, Docol e Instituto SLC.

A CLIC oferece, para qualquer empresa, a oportunidade de remanejar verbas que seriam utilizadas em impostos, para contribuir com o envio de livros através da Lei Rouanet. Para Adriane, o Nossa Biblioteca II é uma oportunidade muito além do marketing social para as empresas: “as patrocinadoras ganham a chance de se conectar com as comunidades onde estão localizadas, contribuindo para a educação da região”, explica Adriane. Até o final de 2023 o objetivo da CLIC é alcançar a marca dos 100 mil livros entregues.

Além do envio de livros, o Nossa Biblioteca II também proporciona eventos culturais. Entre eles estão dois tipos de oficinas para professores, uma voltada para a comunicação através do livro e outra de contação de história teatralizada, para alunos de escolas públicas na faixa etária de 7 a 12 anos. Cada um destes momentos é pensado visando desenvolver o interesse das crianças pela leitura. O projeto conta também com cinco eventos de contação de história para crianças, realizados em locais públicos. As ações disponibilizarão os recursos de LIBRAS e audiodescrição caso os locais tenham alunos e/ou professores surdos, cegos ou baixa visão.

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, financiado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem a realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

Cronograma de entregas patrocinadas pela Florestal

Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente – 21/09 – 15h30

Centro Nora Oderich de atendimento a menina – 21/09 – 14h